24 de maio de 2017

Educação de São Gonçalo realiza controle de qualidade diário na merenda escolar


O cardápio da merenda escolar elaborado pelo município de São Gonçalo do Amarante/RN já recebeu premiação nacional dada pelo Ministério da Educação, em 2016 – referente ao cultivo de hortas desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Luiz de França Lima -, como também serviu de modelo para todas as escolas do Brasil.

“A prefeitura reconhece o valor da alimentação e prioriza sua qualidade. Tanto que, dependendo da modalidade, nós realizamos entre duas a quatro refeições diárias, com merenda balanceada, incluindo frutas, cereais, carnes e verduras”, ressalta a nutricionista Deise Lima, que atua na secretaria municipal de Educação.

Para atender regularmente aos 12.302 alunos com merenda escolar, nas 56 instituições municipais, são investidos, em média, R$ 160.000,00 mensais para toda a rede municipal de educação básica: educação infantil, creches, escolas do ensino integral e ensino fundamental, além do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Mas para manter essa qualidade da merenda escolar, o Conselho de Alimentação Escolar realiza visitas técnicas nas unidades para averiguar a veracidade das práticas alimentares dos estudantes, além de fiscalização diária nas escolas. Segundo Dalvaci Pinheiro, integrante do conselho, o Programa Nacional de Alimentação Escolar é “planejado e desenvolvido no município de forma a atender todos os requisitos de qualidade”, disse.

Já Deise, também destaca que para fortalecer ainda mais o programa alimentar no município, a prefeitura realiza testes de aceitabilidade na merenda escolar com os alunos; substituição de alimentos para o público infantil com restrições alimentares e a oferta de complemento nutricional para crianças desnutridas.  “Os cardápios são variados de acordo com a faixa etária, priorizando a culinária regional e levando em consideração os hábitos de alimentação das crianças”, afirmou.

O órgão também atende as exigências preconizadas pelo Ministério do Trabalho e distribui os Equipamentos de Proteção Individual para as merendeiras do município. Sendo assim, as profissionais, além de se manterem em segurança, atendem aos requisitos de higiene que é fundamental para a preparação de uma alimentação de qualidade, a fim de contribuir para a saúde e o desenvolvimento intelectual da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...