19 de dezembro de 2016

Sergio Moro aceita denúncia contra Lula e seu advogado Roberto Teixeira

O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba aceitou nesta segunda-feira (19/12) denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que virou réu pela quinta vez) e seu advogado Roberto Teixeira. Embora a relação entre clientes e advogados seja protegida pela lei brasileira, Moro buscou na jurisprudência norte-americana precedentes para afastar essa imunidade. “A proteção jurídica restringe-se à relação entre advogado e cliente que seja pertinente à assistência jurídica lícita, não abrangendo a prática de atividades criminosas”, disse.

Segundo a denúncia, eles participaram de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo dois imóveis que teriam sido concedidos ao petista pela Odebrecht em troca da obtenção de contratos da Petrobras.

De acordo com o Ministério Público Federal, a empreiteira ofereceu ao ex-presidente, em 2010, um terreno na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, que custava R$ 12,4 milhões. O local serviria para a construção do Instituto Lula, hoje instalado no bairro do Ipiranga, na Capital. Para a acusação, o líder do PT aceitou o “presente”, embora a transferência não tenha sido efetivada por problemas no imóvel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...