17 de outubro de 2016

Áustria decide derrubar casa natal do nazista Adolf Hitler

Hitler nasceu e viveu seus primeiros três anos na casa (Foto: Joe Klamar/AFP)

O governo da Áustria anunciou nesta segunda-feira (17) que derrubará a casa natal do antigo ditador nazista Adolf Hitler (1889-1945) na cidade de Braunau am Inn.

Em entrevista à versão eletrônica do jornal "Die Presse", o ministro do Interior austríaco, Wolfgang Sobotka, informou que a "casa de Hitler será posta abaixo. O porão pode ficar, mas em cima será construído um novo edifício".

"Depois, a casa será entregue ao município (de Braunau) para fins caridosos ou fins oficiais", acrescentou o ministro, que cumpre assim com a recomendação de uma comissão de 13 especialistas que estudou durante meses o que fazer com este edifício.

Em comunicado, Sobotka precisou pouco depois que "compartilha a opinião da comissão segundo a qual seria razoável uma profunda reforma arquitetônica" da casa.

Desta forma, acrescentou o ministro conservador, será impedido de forma permanente que o edifício adquira uma "força simbólica".
Durante anos, a casa tinha sido alugada da proprietária pelo Estado austríaco e o município de Braunau para evitar que se transformasse em um santuário neonazista.

Em julho, o governo austríaco aprovou uma lei para expropriar a casa natal do ditador nazista, um edifício que está sob proteção por ter alicerces do século XVII.

Hitler nasceu e viveu seus primeiros três anos de vida em Braunau am Inn, uma cidade situada junto à fronteira com a Alemanha.
A desapropriação pôs fim a uma longa batalha judicial com a proprietária, que tinha se negado a vender o imóvel ao Estado.
Alguns especialistas criticaram o fato de que com uma possível derrubada, a Áustria perderia a possibilidade de relembrar seu próprio passado nazista.

Da Agência Efe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...