23 de janeiro de 2016

Apesar das chuvas: Situação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves é crítica


Mesmo com as chuvas caídas nos últimos dias no estado da Paraíba e no Seridó Potiguar onde vários pequenos açudes acumulam água que é despejada para dentro da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório artificial de água do Rio Grande do Norte localizado no Vale do Açu, está em situação crítica na cota 38,76 o que representa 20,18% da sua capacidade de armazenamento que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Em outras palavras isso significa que o volume atual é de 484 milhões 475 mil metros cúbicos. 

Os dados foram nos enviado pelo engenheiro lotado na unidade regional do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas do Rio Grande do Norte (DNOCS/RN), servidor público federal Rafael Mendonça de Souza. O órgão federal tem entre as suas atribuições o monitoramento diário da barragem. 
,
Ainda segundo Rafael Mendonça, as chuvas caídas nos últimos dias fizeram aumentar a lamina d´água em três centímetros o que corresponde a uma elevação de 1milhão e 700 mil metros cúbicos. 

Já o Açude Público de Mendubim que também é monitorado pelo DNOCS apresenta atualmente segundo o órgão uma reserva hídrica de 14% o que se configura num estado muito crítico.

Assú RN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...