11 de novembro de 2015

Medo de nova ruptura força saída de moradores

Barragem de Germano, em Mariana, preocupa após destruição causada pelo rompimento de Fundão e Santarém / Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress

O temor de rompimento de uma terceira barragem de contenção de rejeitos da companhia Samarco forçou uma nova evacuação de moradores nesta quarta-feira, pouco depois de os presidentes das mineradoras gigantescas BHP Billiton e Vale examinarem o local devastado pela enxurrada da semana passada.

O rompimento de duas barragens da mineradora brasileira Samarco contendo milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos de mineração provocou, na quinta-feira passada, uma gigantesca avalanche que devastou o distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, deixando oito mortos, 20 desaparecidos e 631 desabrigados, segundo o último balanço do corpo de bombeiros.

Uma terceira barragem da Samarco - de propriedade em partes iguais da anglo-australiana BHP Billiton e da brasileira Vale - está sendo reparada pelos bombeiros e por razões de segurança, moradores da área foram evacuados, informaram a mineradora brasileira e o governo de Minas Gerais.

Sobe para oito o número de mortos em desastre de Mariana, diz prefeitura / Ricardo Moraes/Reuters

Sobe para oito o número de mortos em Mariana

A Prefeitura de Mariana informou nesta quarta-feira que mais dois corpos foram resgatados na noite de terça-feira e encaminhados ao Instituto Médico Legal, elevando para oito o número de mortes pelo rompimento de barragens da mineradora Samarco na cidade mineira há quase uma semana.

Os corpos de quatro vítimas fatais do desastre foram identificados e outros quatro ainda aguardam identificação após serem resgatados, segundo a prefeitura.

Ainda há 21 pessoas desaparecidas desde o incidente ocorrido em 5 de novembro, das quais 11 são funcionários da Samarco ou de empresas terceirizadas e 10 foram relatadas como desaparecidas por familiares, de acordo com boletim da Prefeitura de Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...