25 de setembro de 2015

Petrobras reajusta em 11% preço de gás para botijão acima de 13 kg


A Petrobras vai aumentar em 11% o preço do gás liquefeito de petróleo (gás LP) nas refinarias em todo o Brasil, informou nesta quinta-feira (24) a estatal, em comunicado ao mercado. O reajuste passará a valer a partir da 0h de sexta-feira (25).

Mais cedo, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que o reajuste seria de 12%.

No inicio do mês, a estatal já anunciou o reajuste dos preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg. A alta média foi de 15%, no que foi o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.

"A companhia estima que o impacto desse reajuste no preço de venda ao consumidor final, que varia de acordo com a sua destinação, seja da ordem de 5 por cento", acrescentou a estatal em nota.

Segundo a empresa, o reajuste não abrange o GLP destinado ao uso residencial, conhecido como gás de cozinha, o qual já havia sido reajustado em 15 por cento em 1º de setembro. A estatal não reajustava o chamado botijão desde 2002.

O último aumento desse produto aconteceu em dezembro do ano passado, quando a Petrobras subiu os preços em 15%, segundo o sindicato.

"Nós fomos pegos de surpresa", afirmou o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, em entrevista à Reuters. Como o reajuste de preços é nas refinarias, a alta aos consumidores pode ser diferenciada, dependendo de fatores de mercado, custos, logística e distribuição, explicou o sindicato.

OBS.: Onde o butijão de gáz custava R$ 48,00 passará a custar R$ 53,28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...