16 de setembro de 2015

Foto de mães militares amamentando viraliza e gera polêmica

Imagem foi feita por ex-militar que também se tornou mãe quando estava na ativa; objetivo é reduzir estigma, diz ela (Foto: Tara Ruby/ BBC)
Imagem foi feita por ex-militar que também se tornou mãe quando estava na ativa; objetivo é reduzir estigma, diz ela (Foto: Tara Ruby/ BBC)

Uma fotografia de 10 militares amamentando em seus uniformes viralizou nas redes sociais numa iniciativa que visa reforçar a pressão para que se normalize a amamentação nas Forças Armadas, especialmente das que estão na ativa.

A imagem, de autoria da fotógrafa Tara Ruby, foi compartilhada mais de 10 mil vezes e ganhou apoio de milhares de seguidores tanto no Facebook quanto no Instagram.

Um usuário do Facebook disse: "Essa é uma linda maneira de mostrar quanto as mulheres se doam para o seu país e para a sua família".

Ruby foi mãe quando ainda pertencia aos quadros da Aeronáutica americana, entre 1997 e 2001. "Eu ia amamentar meu filho em qualquer lugar que podia. Nunca houve um lugar dedicado para isso. Quando trabalhava em turnos noturnos, eu tinha de procurar uma sala vazia para poder amamentá-lo", afirmou ela à BBC.

A fotógrafa se dedica a contar histórias de outras mães também militares amamentando na traseira de tanques de guerra e de outros veículos blindados enquanto estão em serviço. Os bebês não permanecem na base com as mães que, muitas vezes, precisam retirar leite durante as horas vagas para alimentá-los posteriormente em casa.

Ela diz que sua inspiração veio de uma base militar em El Paso, no Texas, que criou uma sala de amamentação dedicada para militares que se tornaram mães.

"Nós percorremos um longo caminho até aqui", escreveu ela. "Amamentar nossos bebês não nos faz menos soldados. Pelo contrário, nos torna melhores".

Depois de publicar a imagem no Facebook, na última quinta-feira, Tara se deu conta de que o post, bem como todos os compartilhamentos, haviam sido removidos.

Ela decidiu repostar a foto, iniciativa que foi imediatamente apoiada por grupos que apoiam o direito da mulher a amamentar em público.

BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...