5 de setembro de 2015

Até o fim do ano, quatro feriados cairão na segunda ou na sexta

feriado

Assim como a sexta-feira e o final de semana, os feriados são os dias mais esperados por muita gente. Muitos gostam de viajar e se divertir, ou simplesmente descansar e recarregar as energias. A partir de setembro, cada mês terá um feriado prolongado. Três deles serão em segundas-feiras e um deles na sexta.

Os próximos feriados serão todos nacionais. Na próxima segunda-feira (7) é o comemorado o Dia da Independência. A celebração da data acontece desde a época do Primeiro Império, que a cada ano rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. Em Fortaleza, na Avenida Beira Mar, na Praia de Iracema, acontecerá tradicional Desfile Cívico Militar em celebração aos 193 anos da independência do Brasil. O evento inicia a partir das 9 horas e a presença é gratuita.

O feriado de outubro acontece dia 12 de outubro, em uma segunda-feira. A data homenageia Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil. Esse dia é feriado nacional desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte (SP), onde está depositada a imagem da santa.

Em novembro, o feriado do dia 2 é o de Finados, em uma segunda-feira. O dia dos mortos é dedicado às famílias e seus entes falecidos. As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, 1º de novembro. Os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entravam em estado de graça mesmo não sendo canonizados.

Já no mês de dezembro o feriado acontece em uma sexta-feira, no dia 25, comemorando o Natal. Antigamente, as comemorações dessa data duravam até doze dias, pois acreditava-se ter sido o tempo que os três reis magos levaram para chegar até a cidade de Nazaré e entregar os presentes ao menino Jesus. Aos poucos, o Natal foi incorporado aos costumes do povo, sem ter uma relação direta com a Igreja. Atualmente esse dia é uma data comercialmente importante, gerando aumento de faturamento em vários setores da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...