8 de junho de 2015

Policiais desfilam com acusado de matar cabo em Patos e Direitos Humanos reclamam de 'populismo penal'


A Polícia Militar desfilou nas ruas de Patos com o acusado de ter matado o Cabo Ubirajara Moreira Dias, neste domingo (7), e foi rechaçada pelos movimentos de Diretos Humanos na Paraíba. O presidente do Movimento do Espírito Lilás, Renan Palmeira, comentou em suas redes sociais que o Conselho Estadual de Direitos Humanos já está acionando a ouvidoria da polícia sobre o caso.

Por outro lado, a polícia informou que o que houve foi a contenção da população para que não houvesse linchamento do acusado.  

De acordo com Palmeira, houve discurso de ódio, sensacionalismo, intolerância, populismo penal, tortura e violação de direitos na ação policial e pede apuração imediata da morte do PM.

Confira a nota: 
No sertão da Paraíba, na cidade de Patos, a polícia desfila nas ruas com acusados de terem assassinado um PM. Tão fato também criminoso, iguala a ação Policial com a ação praticada pelos acusados. Lamentavelmente assistimos nas redes sociais o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves parabenizar a ação da PM, sem reprender. 

O que a polícia realizou no Sertão da Paraíba foi uma brutal violação de direitos, uma tortura pública com os condenados, antes mesmo de serem julgados pela justiça, sem garantir a esses o direito a dignidade humana. Nas ruas de Patos a população aplaudia de forma sádica a cena. 

Eis a realidade que se apresenta no dia-a-dia da Paraíba. Atraso, discursos de ódio, sensacionalismo, intolerância, populismo penal, tortura, violação de direitos. Nesse cenário lamento profundamente o assassinato Cabo UBIRAJARA Moreira Dias, do 3º BPM e também me indigno profundamente com a prática criminosa da nossa PM, que atuou nesse caso.

Justiça ao assassinato do Cabo UBIRAJARA !!!

Pela apuração imediata de violações de direitos pelos PMs envolvidos!!! O Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba já esta acionando a ouvidoria de polícia.

paraiba.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...