9 de junho de 2015

Paraquedas supersônico para pouso em Marte falha em novo teste, diz Nasa

 Balão carrega o paraquedas Low-Density Supersonic Decelerator (Foto:  Nasa/Divulgação)
Balão carrega o paraquedas Low-Density Supersonic Decelerator (Foto: Divulgação / Nasa)

O lançamento de um enorme balão da Nasa que carrega uma espécie de disco voador para testar o maior paraquedas lançado até o momento fracassou nesta segunda-feira (8). O aparato tem o objetivo de permitir o pouso de naves especiais em Marte.

O balão de hélio começou sua subida de cerca de duas horas e meia às 14h45 (horário de Brasília) de uma base militar no Havaí, de acordo com a transmissão ao vivo do canal da Nasa.

Tratava-se do segundo teste realizado com a nova tecnologia. Na primeira tentativa, em junho de 2014, o paraquedas rasgou durante a descida. A Nasa modificou o desenho para este novo teste, mas não deu muitos detalhes nesta segunda tentativa sobre a maneira como o paraquedas funcionou, limitando-se a dizer que ele se abriu "parcialmente".

Um barco partiu para recuperar o "disco" e sua caixa preta para analisar todos os dados a partir deste teste. A Nasa planeja uma conferência de imprensa nesta terça (9) às 14h (horário de Brasília) para dar os resultados completos deste teste.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...