25 de maio de 2015

TRAGÉDIA! Passagm de Tornado no norte do México deixa várias mortes

Carros de Ciudad Acuña, no México, foram parar nos telhados das casas depois da passagem de um tornado nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Ramiro Gomez)
Carro fica destruído após passagem de tornado em Ciudad Acuña, no México, nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Jaime Escamilla)
Casas de Ciudad Acuña ficaram destruídas após passagem de tornado na região norte do México (Foto: Reprodução/ Twitter/ Lenin Perez)
Pelo menos 13 pessoas morreram devido à passagem de um tornado na manhã desta segunda-feira (25) em Ciudad Acuña, no estado de Coahuila, no norte do México, onde o fenômeno meteorológico causou também severos danos materiais.

Inicialmente o número de mortos divulgados era de 11, mas o secretário do governo de Coahuila, Víctor Zamora, atualizou o balanço para 13 mortos, em declarações à emissora "Milenio Televisión". Segundo ele, três vítimas eram menores, e uma criança que viajava de carro com sua mãe está desaparecida.

Ciudad Acuña fica na fronteira do México com o estado de Texas, nos Estados Unidos, que sofre por fortes tempestades e inundações. Lá, 12 pessoas estão desaparecidas, informa a Associated Press. O governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de emergência. Os estados norte-americanos de Oklahoma, Louisiana e Arkansas também estão em alerta.

Uma fonte da Defesa Civil de Coahuila disse à Agência Efe que o tornado chegou a Ciudad Acuña às 6h10 (8h10, pelo horário de Brasília). Profissionais de primeiros socorros e soldados do exército já foram enviados à região para apoiar os trabalhos de resgate.

Nas imagens divulgadas são vistos dezenas de carros destruídos, alguns deles em telhados de casas, e residências em ruínas.

O plano de contingência já foi ativado pelo governador do estado de Coahuila, Rubén Moreira, que foi à região conhecida como Ampliación Santa Teresa, a mais afetada.

Em entrevista à imprensa local, o prefeito estimou em 1.500 o número de casas destruídas pelo tornado, que só durou seis segundos e fez veículos tombarem. Sobre os feridos, o secretário do governo detalhou que 88 pessoas permanecem hospitalizadas, já que nas últimas horas cerca de 120 receberam alta.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou pelo Twitter que "foram disponibilizados abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram graves danos em suas casas".

Segundo ele, o escritório nacional de Defesa Civil trabalha em coordenação com o governo de Coahuila para apoiar as famílias afetadas pelo tornado.

Já o prefeito Lenin Pérez convocou todos os cidadãos de Ciudad Acuña e do estado a ajudar os desabrigados e pediu "água, comida enlatada e roupas".

A imprensa local informou que três das pessoas falecidas, entre elas duas crianças, morreram em um desabamento. Um operador da defesa civil declarou que as comunicações telefônicas na cidade foram afetadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...