10 de abril de 2015

Presidente dos EUA, Barack Obama pede fim da 'cura gay'


A Casa Branca lançou, no meio desta semana, uma um texto pedindo que as “terapias de conversão”, práticas que prometem mudar a orientação sexual ou a identidade de gênero de indivíduos, sejam banidas no país.

De acordo com o texto publicado pela sede do governo americano, esse tipo de “tratamento” pode ter efeitos devastadores. Além disso, estudos comprovam que tais práticas, especialmente quando direcionados a pacientes jovens, não são nem ética nem clinicamente apropriadas.

“Hoje, em algum lugar dos EUA, uma pessoa jovem, digamos um jovem homem, vai lutar para cair no sono, lutando sozinho contra um segredo que ele mantém há tanto tempo quanto pode se lembrar. Em breve, talvez, ele vai decidir que é hora de contar esse segredo. O que acontece a seguir depende dele, de sua família, de seus amigos, de seus professores e de sua comunidade. Mas também depende de nós, do tipo de sociedade que criamos, do tipo de futuro que construímos”, afirmou o presidente dos EUA, Barack Obama.

O conteúdo foi publicado em apoio a uma petição , lançada em 3 de janeiro deste ano, e que já conta com mais de 120 mil assinaturas.
De acordo com Valeria Jarrett, conselheira do presidente e autora do texto, Obama ficou especialmente tocado pela história de Leelah Alcorn. A jovem se matou aos 17 anos, após ter sido submetida a uma terapia religiosa, onde tentaram convencê-la a “voltar a ser homem”. Ela lembrou, no entanto, que o caso de Alcorn é mais comum do que se imagina. “Não é a história de um jovem. É a história de incontáveis pessoas que foram submetidas a isso”, disse ao New York Times.

De acordo com o jornal americano, o presidente não deve propor uma lei federal para banir a prática das “terapias de conversão”, mas vai tentar dialogar com legisladores de ambos os partidos, para implementar leis estatais contra a prática. De acordo com o texto publicado pela Casa Branca, 18 estados norte-americanos contam com leis que proíbem a "cura gay" em menores.

Brasil Post 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...