29 de abril de 2015

PARAÍBA: Secretaria afirma que 'doença misteriosa' é benígna, mas alerta que investigação ainda continua


Uma doença desconhecida tem movimentado as unidades de Saúde da Paraíba desde o mês de março. A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, em parceria com o Ministério da Saúde, uma investigação para identificar a doença exantemática (manchas vermelhas).

A gerente operacional de resposta rápida da Vigilância Epidemológica Estadual, Diana Pinto, conversou com o portal Paraíba e explicou que a investigação continua em andamento, mas já foi possível identificar que a doença, após sete dias, evolui para uma cura, indicando que é benígna. “A nossa recomendação é que, quem apresentar os sintomas, se encaminhe para o Posto de Saúde mais próximo, não há necessidade de ir a uma unidade de emergência”, orientou.

Os sintomas identificados são: manchas vermelhas na pele que causam coceira e, em alguns casos, febre baixa. “Para todos os casos suspeitos, estamos fazendo testes para outras doenças exantemáticas e até o agora tivemos alguns casos que deram positivo para dengue, mas outras doenças como rubéola e sarampo não”.

A Vigilância afirma que a “doença misteriosa” está gerando uma demanda muito grande nos postos de Saúde, mas não é motivo para alarmar a população. “É um evento de Saúde Pública e aumenta a demanda, mas não é alarmante. Quem apresentar sintomas receberá toda a orientação em um posto de saúde”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...