17 de abril de 2015

Carro-bomba explode perto de consulado dos EUA no Iraque

Serviço de emergência trabalha no local da explosão perto do consulado dos EUA (Foto: Associated Press)
Carro-bomba explode perto de consulado dos EUA no Iraque (Foto: STR / AFP)
Carro-bomba explode perto de consulado dos EUA no Iraque (Foto: STR / AFP)

Um carro-bomba explodiu perto do Consulado dos EUA em Irbil, no norte do Iraque, nesta sexta-feira (17). O ataque matou três pessoas que estavam do lado de fora do prédio.

A cidade é a capital da zona autônoma curdada no Iraque, um aliado de Washington numa guerra contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que reivindicou a autoria do ataque.

Outras 14 pessoas ficaram feridas, segundo o chefe de segurança do bairro de Ankawa, onde fica o consulado. Nenhum empregado do consulado americano ficou ferido no atentado, confirmaram autoridades locais e do departamento de Estado americano.

Uma testemunha da Reuters em Irbil escutou a explosão, que foi seguida de uma breve troca de tiros e ocasionou uma grande coluna de fumaça no bairro, que é predominantemente cristão e popular entre estrangeiros.

Autoria
O Departamento de Estado dos EUA disse que um explosivo improvisado foi detonado diretamente do lado de fora do local da entrada para o consulado, segundo a Reuters.

Ainda segundo o órgão, ninguém reivindicou o ataque por enquanto. Já o SITE Intel, grupo que monitora jihadistas na internet, diz que membros do EI em Kirkuk assumiram a responsabilidade pela explosão.

O EI tomou partes do território iraquiano e ameaçou atingir Irbil. No norte do país, combatentes curdos peshmergas provocaram o recuo dos jihadistas, com a ajuda de ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA.

G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...