12 de março de 2015

Casa das Palavras chega à Currais Novos com ações culturais e mini biblioteca

Municípios visitados pela Casa das Palavras receberão mini-bibliotecas em formato de casinha artesanal.

O município de Currais Novos recebe hoje (12) o universo cultural da Casa das Palavras. A programação segue até o sábado (14), e durante esse período, serão realizadas oficinas de Coral, Xilogravura, Cordel e contação de história e apresentações culturais, com o objetivo de divulgação e valorização das artes e artistas potiguares.

A programação já começou hoje pela manhã com as Oficinas de Cordel, Xilogravura e Coral, e à tarde com Oficina de Contação de História. A partir das 19h, terá início a abertura oficial do evento no Largo do Tungstênio, com apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, em seguida será a vez do Caçuá dos Mamulengos, depois os repentistas Zé Omar e Lenildo, e finalizando a noite, o poeta Antônio Francisco.

As oficinas de Cordel e Xilogravura acontecerão na Escola Municipal Professora Trindade Campelo, já a Oficina de Formação de Coral será no Auditório do CDL e a Oficina de Contação de história acontecerá na Escola Nossa Senhora. Jovens, adultos e idosos podem participar do projeto e estimular sua criatividade. 

Durante as duas noites, o Largo do Tungstênio receberá apresentações culturais como a Banda Filarmônica de Cruzeta e o Casarão de Poesia. A noite da sexta-feira será de festa no Espaço Avoante com apresentações de Sérgio Cleto, Sons da Terra, Cordel do Pau Quebrado, Orquestra Sanfônica Seridó e o cantor pernambucano Tibério Azul.

A Casa das Palavras tem rendido bons frutos, em Assu, o grupo “Fulô de Mato” formado durante a oficina de coral deu continuidade aos trabalhos e se apresentou em diversas ocasiões no período natalino. Em Pau dos Ferros, um dos participantes da oficina de coral foi convidado pela maestrina Leninha Campos para uma apresentação em Natal.

A Casa das Palavras é um projeto itinerante que já passou por Mossoró, Natal, Assu e Pau dos Ferros. Os municípios de São Paulo do Potengi, Macaíba e Ceará-Mirim, estão dentro da programação, também serão contemplados pelo projeto. O Projeto é patrocinado pela Cosern, Oi, Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos, Casarão de Poesia, Fundação José Bezerra Gomes e Oi Futuro.

Mini-bibliotecas
Os municípios visitados pela Casa das Palavras receberão mini-bibliotecas em formato de casinha artesanal, onde os leitores podem compartilhar livros, cordéis, gibis e as pessoas que transitam pela rua, bairro e comunidade têm acesso a esse material. 

A proposta para manter a casa sempre cheia é a liberdade e o incentivo para que os leitores possam pegar emprestado, ler, devolver e doar novos livros. O fluxo libertário é a aposta para que a mini-biblioteca estimule e dê ânimo aos leitores. Em Currais Novos, a mini-biblioteca deve ser instalada na calçada da Fundação José Bezerra Gomes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...