21 de fevereiro de 2015

Seca pode provocar desastre ambiental pela morte de peixes nos reservatórios do RN

jardim peixe 2Com a estiagem e a queda progressiva dos níveis de água dos reservatórios, prevê-se um desastre ambiental. Toneladas de peixes podem vir a morrer pela falta de oxigenação da água, levando à contaminação dos mananciais que abastecem – ainda que em sistema de rodízio – várias cidades potiguares. A notícia é destaque no Novo Jornal. Este assunto foi discutido ontem em reunião realizada na Secretaria da Agricultura e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape), com a presença de várias entidades ligadas ao abastecimento de água e monitoramento dos reservatórios.

No encontro, ficou decidido que, mediante um cronograma, serão listados mananciais que devem passar pela despesca coordenada. A despesca é um procedimento de retirada de peixes dos reservatórios, que deve ser feita a partir de um calendário acordado com a Companhia de águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). 

Espera-se tirar o número maior de animais, levando em conta também o papel social que esse processo terá. Contudo, este trabalho deve gerar alguns transtornos aos usuários da água que já estão sofrendo com o abastecimento parcial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...